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Projeto

A construção do Rodoanel, obra esperada há mais de duas décadas, está saindo do papel após a assinatura do contrato do Governo de Minas.
Conheça todos os detalhes desse empreendimento que vai trazer benefícios para milhões de pessoas.

Rodoanel de 100 km: Nova Rodovia Integra 11 Cidades na Região de Belo Horizonte

O Rodoanel, com seus 100 quilômetros de malha rodoviária, ligando 11 cidades da RMBH, é um projeto de grande envergadura que impulsionará a mobilidade e a economia na região. Com um investimento de R$ 3,07 bilhões do Estado, esta será a maior Parceria Público-Privada (PPP) na história de Minas Gerais. A concessionária, por sua vez, aportará cerca de R$ 2 bilhões para a implantação, manutenção e operação do Rodoanel, que será supervisionado pelo governo estadual por 30 anos. As obras estão previstas para iniciar em 2025.

Benefícios

O Rodoanel será uma rodovia classe 0, a primeira do Estado de Minas, que terá um traçado moderno, seguro e contará com uma tecnologia de ponta, garantindo uma viagem tranquila para todos os usuários.

Redução do tempo de viagem entre 30 e 50 minutos – tanto para mobilidade urbana quanto para transporte de cargas – e diminuição do fluxo de aproximadamente 5 mil caminhões na área urbana da capital.

O Rodoanel vai permitir que o Estado de Minas Gerais entre em uma nova fase de logística de cargas, criando oportunidades de desenvolvimento e implantação de novas empresas e negócios em toda a região metropolitana de Belo Horizonte.

Para a economia da RMBH, a nova estrutura viária proporcionará um aumento de 7% a 13% do Produto Interno Bruto (PIB) em dez anos, crescimento da produção entre 0,8% e 1,3% no mesmo período. Geração de até 15 mil empregos diretos e indiretos, expansão e desenvolvimento das cidades próximas ao Rodoanel.

Pedágio

O pedágio será cobrado pelo sistema free-flow. É o sistema mais moderno que existe. O motorista só vai pagar pelo trecho que utilizar. 

No lugar de praças de pedágio haverá portais com sensores e câmeras de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) instalados ao longo da via.

Serão oferecidos descontos para usuários que utilizarem o sistema de TAG, para os mais frequentes e para aqueles que percorrerem longas distâncias, uso integral do trecho.

Como será a obra

A obra será dividida por trechos. Os 70km iniciais de obras serão divididios em 3 trechos.

O primeiro começa em Sabará passando por Santa Luzia, Vespasiano e terminando na MG 424.

O segundo trecho começa em Vespasiano passa por São José da Lapa, Pedro Leopoldo,Ribeirão das Neves e termina em Contagem, na altura da BR 040.

O terceiro trecho engloba Contagem e Betim terminando no contorno da BR 262.

Haverá impacto no meio ambiente?

Os Estudos de diagnóstico ambiental já estão sendo realizados e os procedimentos adotados serão analisados através do relatório do EIARIMA, que levanta a caracterização pelo Rodoanel de todas as atividades exercidas na região e todos os impactos inerentes são identificados por meio de estudos técnicos e analisados para elaboração de parecer multidisciplinar.

Benefícios Esperados

Maior Mobilidade

Aumento da malha viária do Estado

Menor Tempo de Deslocamento

Agilidade no transporte de pessoas e de cargas

Mais Segurança

Menor índice de acidentes e maior conforto na direção

Mais Desenvolvimento

Oportunidades de crescimento das regiões envolvidas no Rodoanel

Menos Trânsito

Fluidez durante a locomoção nas vias urbanas

Mais Oportunidades

Possibilidades para a geração de empregos e novos negócios
Com impacto direto na região, o Rodoanel visa criar um corredor logístico eficiente conectando todas as regiões do país, de forma a fornecer segurança e fluidez ao tráfego comercial.

Estudos de Licenciamento Ambiental realizados pela Concessionária

A equipe multidisciplinar (engenheiros florestais, biólogos, geógrafos, geólogos, etc.) da empresa contratada pelo RODOANEL BH, está atuando em campo desenvolvendo:

Coleta de amostras qualitativas de macroinvertebrados.
Coleta de amostras qualitativas de macroinvertebrados.

Foram realizadas coletas em campo e validadas em laboratórios certificados para avaliações ambientais.  As equipes levantaram dados primários e secundários de toda a região do empreendimento.

Lançamento de tarrafa em um dos pontos de amostragem
Medicão de indivíduo arbóreo isolado
Visão geral da paisagem do trecho
Utilização da rede para amostragem da ictiofauna em pontos de amostragem
Medicão de indivíduo arbóreo
Georreferenciamento de indivíduo

Estudos de Desapropriação Realizados pela Concessionária

A equipe técnica especializada de consultoria fundiária em desapropriação, contratada para este tema vem desenvolvendo os seguintes serviços: