A obra vai passar pelos municípios de Sabará, Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim, interligando a BR 381, com as rodovias MG 020, MG 010, MG 424, LMG 806, BR 040, LMG 808, BR 381 e terminando no contorno da BR 262.
O Rodoanel será uma rodovia classe 0, a primeira do Estado de Minas, que terá um traçado moderno, seguro e contará com uma tecnologia de ponta, garantindo uma viagem tranquila para todos os usuários.
Redução do tempo de viagem entre 30 e 50 minutos – tanto para mobilidade urbana quanto para transporte de cargas – e diminuição do fluxo de aproximadamente 5 mil caminhões na área urbana da capital.
O Rodoanel vai permitir que o Estado de Minas Gerais entre em uma nova fase de logística de cargas, criando oportunidades de desenvolvimento e implantação de novas empresas e negócios em toda a região metropolitana de Belo Horizonte.
Para a economia da RMBH, a nova estrutura viária proporcionará um aumento de 7% a 13% do Produto Interno Bruto (PIB) em dez anos, crescimento da produção entre 0,8% e 1,3% no mesmo período. Geração de até 15 mil empregos diretos e indiretos, expansão e desenvolvimento das cidades próximas ao Rodoanel.
O pedágio será cobrado pelo sistema free-flow. É o sistema mais moderno que existe. O motorista só vai pagar pelo trecho que utilizar.
No lugar de praças de pedágio haverá portais com sensores e câmeras de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) instalados ao longo da via.
Serão oferecidos descontos para usuários que utilizarem o sistema de TAG, para os mais frequentes e para aqueles que percorrerem longas distâncias, uso integral do trecho.
A obra será dividida por trechos. Os 70km iniciais de obras serão divididios em 3 trechos.
O primeiro começa em Sabará passando por Santa Luzia, Vespasiano e terminando na MG 424.
O segundo trecho começa em Vespasiano passa por São José da Lapa, Pedro Leopoldo,Ribeirão das Neves e termina em Contagem, na altura da BR 040.
O terceiro trecho engloba Contagem e Betim terminando no contorno da BR 262.
Oportunidades de crescimento das regiões envolvidas no Rodoanel
da RMBH em 10 anos
Para os municípios interceptados
durante a implantação
Na região do atual Anel Rodoviário
ao longo da concessão
Nos limites de BH
A equipe multidisciplinar (engenheiros florestais, biólogos, geógrafos, geólogos, etc.) da empresa contratada pelo RODOANEL BH, está atuando em campo desenvolvendo:
Foram realizadas coletas em campo e validadas em laboratórios certificados para avaliações ambientais. As equipes levantaram dados primários e secundários de toda a região do empreendimento.
A equipe técnica especializada de consultoria fundiária em desapropriação, contratada para este tema vem desenvolvendo os seguintes serviços: