O rodoanel é uma empresa brasileira de Sociedade de Propósito Específico, e sua constituição tem com o objeto único e exclusivo de realizar, sob o regime de concessão, a exploração da infraestrutura e prestação dos serviços públicos para a elaboração de projetos, construção, operação e manutenção do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte, nos termos do Contrato de Concessão celebrado com o Estado de Minas Gerais.
A INC SPA é a acionista do Rodoanel e sua sede é na Itália. A empresa atua no exterior através de subsidiárias operacionais independentes do ponto de vista organizacional e fiscal. Na última década, a INC realizou importantes obras rodoviárias e ferroviárias, entre elas – rodovia Anas entre Cesana e Claviere e a rodovia Macrolot n. 2 de Salerno a Reggio Calábria – e no setor ferroviário: o VLT de Palermo. Atualmente, a empresa também investe no setor de concessões rodoviárias, com o financiamento e construção da Rodovia Pedemontana Veneta, uma estrada de cerca de 100 km.
A Cappe Brasil é a empresa que está fazendo o levantamento de todas as propriedades que serão impactadas com a construção do traçado do Rodoanel para criar e executar a política de desapropriação junto a concessionária e os órgãos públicos do Governo de Minas Gerais.
A DIEFRA Soluções em Serviços de Engenharia está realizando serviços de Levantamentos Topográficos Planialtimétricos Cadastral de uma extensão de 23 km do Rodoanel da Região Metropolitana de Belo Horizonte, TH1 e TH2.
A EPG Engenharia desenvolveu projeto executivo de engenharia rodoviária para a implantação do Rodoanel de Belo Horizonte, abrangendo 8 trechos homogêneos, com extensão total de 42km em pista dupla, que atravessa a região metropolitana de Belo Horizonte.
A empresa Floresta Topografia está participando para a elaboração do projeto do Rodoanel em Belo Horizonte, realizando levantamento topográfico planialtimétrico e levantamento topo batimétrico, em uma extensão de 50 km. Com equipe experiente e os métodos rigorosos garantem a qualidade e confiabilidade dos resultados.
A GEOSEA Investigações Geotécnicas realiza sondagens e ensaios para caracterização geotécnica do Rodoanel BH, determinando espessuras, estruturas, resistência das camadas de solo e rocha, além do nível do lençol freático.
A GEOTHRA Geologia e Geotécnica aplica correntes elétricas para medir resistividade e condutividade do solo e rochas no Rodoanel BH, identificando variações físicas que auxiliam na análise de interferências subterrâneas.
A H&P Consultoria atua na mediação do diálogo com comunidades do entorno do Rodoanel BH, fornecendo informações sobre o projeto, ouvindo percepções sobre impactos e recebendo contribuições para medidas compensatórias.
A Limine Consultoria e Engenharia desenvolve projetos para o Rodoanel BH, incluindo construção de obras de arte como pontes, viadutos e estruturas de contenção, garantindo soluções seguras e eficientes para a infraestrutura viária.
A MAFRIGEO Engenharia Geotécnica realiza investigações geotécnicas no Rodoanel BH, incluindo sondagens, coleta de amostras e ensaios laboratoriais, fundamentais para avaliação do solo e desenvolvimento seguro do projeto.
A Metrics Mobilidade avaliou as seções-tipo do Rodoanel BH (trechos Norte e Oeste) aplicando a metodologia iRAP, garantindo que o projeto funcional atenda à classificação mínima de três estrelas em segurança viária.
A Modera Engenharia prestou apoio técnico à INC na concorrência internacional da SEINFRA MG, contribuindo com estudos especializados e garantindo aprovação do projeto funcional e execução de um dos lotes do projeto executivo.
A PLQ Engenharia de Projetos e Consultoria elabora estudos hidrológicos para o Rodoanel BH, calculando vazões, dimensionando obras de arte corrente e verificando estruturas especiais para garantir eficiência e segurança.